KIA é premiada em Cannes Lions 2011 mas é “acusada” de promover pedofilia
A polêmica sobre o premio Leão de Prata de Cannes que a Agência MOMA ganhou para a peça publicitária da Kia Motors. É que lá nos EUA, a peça está sendo acusada de promover a pedofilia. A “campanha” promove o ar condicionado dual zone da marca, e assim você pode manter duas temperaturas diferentes no carro. A justificativa da agência é que a peça seria para enfatizar o atributo do ar condicionado Dual Zone, que oferece diferentes temperaturas dentro do mesmo veículo.
Em uma das peças, há um diálogo entre um professor e uma aluna do ensino fundamental. "Professor, obrigada por ficar até mais tarde comigo hoje", diz a garota. Já no lado esquerdo do anúncio impresso, a menina dá lugar a uma garota mais velha e atraente e o professor, folgando a gravata, responde: "Que isso...é um prazer". Após a garotinha oferecer uma maçã, o professor, no lado direito da página, morde a fruta exclamando "hmmm...que delícia...como é suculenta". A propaganda termina com o professor, do lado esquerdo, sugerindo que comecem a lição, enquanto do lado direito a mulher diz "que tal...anatomia?".
A Moma lamentou a polêmica levantada em torno das peças – avaliadas por 32 pessoas de diversas nacionalidades em Cannes e que "não levantaram qualquer polêmica” no momento da avaliação. “Jamais houve a intenção de gerar questionamentos envolvendo um assunto tão importante e sério como este. A Moma também lamenta por ter colocado seu cliente Kia no centro desta discussão e assume total responsabilidade pela campanha."
E um tema complicado, que causa aversão em todas as pessoas indiscutívelmente, mas não parece ser o caso da MOMA, creio que são duas histórias diferentes e independentes, mas a simples alusão já causa constrangimento...
Gente que propaganda mais escrota. A agencia poderia ter pensando em algo mais criativo sem apelas para o erotismo.
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